A Catedral Nossa Senhora de Guadalupe abrirá as portas para receber os romeiros que virão de todas as paróquias da Diocese. Desde a sua primeira edição, realizada em agosto de 2006, a romaria teve o intuito de fazer com que a Catedral Nossa Senhora de Guadalupe se tornasse conhecida e proporcionasse aos fiéis um dia de oração e de proveito espiritual para todos os peregrinos.
Com uma programação intensa, o objetivo da Romaria é celebrar os 45 anos de instalação da Diocese de Foz do Iguaçu e os 40 anos do Seminário Diocesano. Todas as paróquias e comunidades organizam caravanas para participar deste momento de celebração em torno da Casa da Mãe Guadalupe.
Em 2015 foi realizada a primeira Caminhada Diocesana, onde os fiéis se reuniram na Praça do Mitre e seguiram caminhando em direção a Catedral, na Vila A. Em 2020 e 2021, devido a pandemia, a caminhada foi substituída pela procissão motorizada. A tradicional caminhada foi retomada ano passado e os fiéis puderam seguir até à casa da Mãe.
“Esse ano vamos realizar, mais uma vez, a Caminhada e a Romaria Diocesana. É um momento de toda a Diocese se programar para este importante acontecimento diocesano que trará grandes frutos, na vida pessoal de cada romeiro. A romaria é realizada com o verdadeiro espírito cristão, é fonte de muitas bênçãos do Senhor. Nela o povo recebe o perdão de seus pecados por meio do Sacramento da Reconciliação, ouve a Palavra de Deus e recebe o Senhor na Eucaristia”, disse o Padre Clodoaldo Isidoro Frassetto, Pároco da Catedral.
Programação dia 27/08:
07h- Concentração na Praça do Mitre
07h30- Início da caminhada – (saída Praça do Mitre)
09h30- Missa da Unidade (campal)- levar cadeira
12h00- Consagração dos Catequistas da Diocese
13h00- Terço dos Homens
13h30-Terço das Mulheres
14h00- Terços dos Movimentos
14h30- Terço do Apostolado da Oração
15h00- Missa da Saúde
16h30- Adoração ao Santíssimo
17h30- Encerramento da Romaria