Durante a fiscalização da carreta e da carga os policiais sentiram um forte cheiro de maconha e ao abrir parte da carga, perceberam que os dois grandes blocos de isopor que ocupavam toda a carroceria da carreta eram na verdade ocos e estavam recheados de pacotes de maconha. Dentro de cada um dos blocos estavam mais de duas toneladas da droga. Ao todo, 4.516 quilos de maconha foram retirados de circulação. Foi necessário o uso de um guindaste para a retirada das caixas.
De acordo com os agentes que participaram da apreensão, a engenhosidade para a ocultação da droga surpreendeu a equipe: “quando abordamos a carreta e verificamos a carga, parecia se tratar de dois imensos blocos sólidos de isopor, só depois de desamarrar os cabos percebemos que parte superior dos blocos era uma tampa e dentro de cada um havia dois compartimentos cuidadosamente preparados para acondicionar a maconha”.
À equipe da PRF o motorista confessou que pegou a carga em Matelândia, Oeste do Paraná, e seria levada para São Paulo. O motorista foi preso e a droga e o caminhão apreendidos.