Termina neste sábado, 19, o período para o morador de Foz do Iguaçu votar on-line no trabalho de voluntários em prol da transparência e da melhoria da gestão pública municipal, que disputa prêmio nacional de boas práticas. Toda pessoa pode participar rapidamente.
O Observatório Social do Brasil – Foz do Iguaçu (OSB – FI) concorre com outras 26 cidades, distribuídas nas diversas regiões do país, incluindo grandes municípios e capitais. Organizada pelo Sistema OSB, a seleção é um dos principais reconhecimentos de controle social em nível nacional.
Para votar em Foz do Iguaçu basta dar like (“gostei”) no vídeo que está no YouTube, aqui:
Está na disputa da premiação o trabalho de produção e análise de indicadores de gestão e políticas públicas em Foz do Iguaçu. Essa iniciativa ocorre em parceria com a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e a empresa voluntária NK Consultoria Financeira.
Em uma das frentes, foram produzidos dois cadernos de indicadores, de saneamento e socioeconômico, com a Unila. Com a NK, foram criadas duas plataformas: uma afere o valor em licitações do município que fica em Foz do Iguaçu; outra leva ao cidadão as atividades legislativas da Câmara de Vereadores.
A coordenadora do Observatório Social em Foz do Iguaçu, Rafaela Buono, afirma que a premiação à qual concorre a entidade ajuda a dar visibilidade à ação dos voluntários e pauta a importância do envolvimento da sociedade. E é uma forma de fortalecimento institucional, completa.
“Também amplia o nosso diálogo com as pessoas interessadas em fazer algo para o bem coletivo, para melhorar a cidade”, frisa. “Uma dessas maneiras é no Observatório de Foz do Iguaçu, ajudando a monitorar o uso do dinheiro público e os serviços prestados”, convida Rafaela.
Controle social em Foz
O Observatório Social em Foz do Iguaçu é uma organização da sociedade civil que atua com base no serviço voluntário. Monitora e analisa licitações públicas de órgãos municipais, requisitando ajuste, impugnando ou enviando os processos a órgãos como promotorias e tribunais de contas.
A entidade promove educação fiscal e campanhas de conscientização e atua junto às universidades. Produz indicadores, em parceria com instituições públicas e privadas, demonstrando como os recursos estão sendo gastos, a quantidade e a qualidade dos serviços ofertados para a população.
Seja voluntário
O Observatório é o exercício cidadão no município por meio do controle social. Toda pessoa pode participar. Não ter filiação político-partidária é única exigência. Estudantes, professores, profissionais liberais e pessoas de qualquer área, com ou sem formação, podem ajudar.
Observatório Social e Foz do Iguaçu