Santiago Peña foi empossado como Presidente da República do Paraguai para o período 2023-2028, tornando-se o décimo presidente do período democrático do país. Junto com ele, também foi empossado Pedro Alliana, que assume a vice-presidência.
Peña Palacios, economista e ex-ministro da Fazenda, venceu as eleições de 30 de abril, como candidato da Associação Nacional Republicana (Partido Colorado). Chegou à presidência da República em sua segunda tentativa, tendo se candidatado anteriormente em 2018.
“Sim, eu juro”, respondeu o novo presidente, de 44 anos, no ato em que teve como testemunhas os presidentes da Argentina, Alberto Fernández, do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva, da Bolívia, Luis Arce, do Chile, Gabriel Boric, do Uruguai , Luis Lacalle Pou, e o vice-presidente da República da China (Taiwan) William Lai Ching-Te. Também estiveram presentes o rei Felipe VI e um grande número de convidados especiais.
Desta forma, Peña Palacios torna-se o 51º presidente do país e o décimo da era democrática.
Os três poderes do Estado estiveram representados na cerimônia, através das suas autoridades, os presidentes da Câmara dos Deputados, do Supremo Tribunal de Justiça e membros do corpo diplomático acreditado junto do Governo Nacional.
Informações: Agência IP