Uma abordagem de rotina, realizada por servidores da Receita Federal na Ponte Internacional da Amizade, no fim de semana, resultou na detenção de um idoso brasileiro, acompanhado da filha dele e um taxista paraguaio.
Durante a vistoria a equipe encontrou, dentro do letreiro do táxi, aproximadamente 172 frascos de anabolizantes e 100 comprimidos destinados a diversos tratamentos, incluindo Pramil e Oxitoland – substâncias proibidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O idoso, de 86 anos de idade, carregava caixas de anabolizantes escondidas dentro das roupas. A filha dele também estava envolvida no transporte, carregando cerca de 10 mil reais em suas vestimentas. Os medicamentos e anabolizantes seriam vendidos nas academias de São Miguel do Iguaçu.
O veículo, medicamentos e os frascos, além dos envolvidos com o contrabando, foram encaminhados à Polícia Federal. A mulher e o taxista paraguaio foram presos. Se condenados, poderão receber uma pena de 10 a 15 anos de prisão. O idoso foi liberado.
A proibição de medicamentos e anabolizantes, pela Anvisa, tem como objetivo preservar a saúde pública e garantir a segurança da população. O contrabando desses produtos apresenta sérios riscos à saúde dos consumidores, uma vez que esses itens não passaram pelas avaliações regulatórias necessárias.
A Receita Federal reitera o compromisso em combater o contrabando de produtos ilegais e enfatiza a importância de colaborar para manter a segurança de todos.
A Receita Federal disponibiliza telefones de contato para denúncias anônimas, por meio dos números (45) 9 9152-2036 e (45) 9 9134-0100.