O curso teve duração de 107 horas/aulas divididas entre atividades teóricas e de direção. Entre os temas, atendimento ao cliente, segurança, economia, noções de primeiros socorros, respeito ao meio ambiente, bem como, condução segura e mediação de conflitos.
Todas as atividades seguiram as exigências do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) e competências específicas e fundamentais para exercer a função de motorista de transporte de passageiros. A entrega dos certificados ocorreu nessa quinta-feira (3), na sede do Sest-Senat, com a presença dos alunos e de representantes da VISAC e Sest-Senat.
Dois empregos
Um dos alunos é Gustavo Alejandro. Ele terminou o curso empregado. Alejandro já tinha carteira D, mas estava há alguns anos sem dirigir veículos pesados. Durante o período do treinamento foi chamado para fazer teste em duas empresas e foi aprovado em ambas: na própria VISAC e também no Macuco Safari. “Sou muito grato a VISAC por nos proporcionar esse curso. Pela primeira vez tive a oportunidade de escolher um emprego. Estou muito feliz”, disse.
Fabiola Gonçalves, de 27 anos, disse estar pronta para assumir a “boleia” de um ônibus. Ela sempre sonhou em ser motorista de ônibus, motivo que a fez ir para autoescola e tirar a carteira D. Mas, a falta de experiência e a habilidade no volante de um veículo grande, até então, a impediram que fosse aprovada nos testes para motorista. “Depois de todas essas aulas específicas e a prática ao volante, saio pronta para realmente transportar passageiros. Mais que uma profissão, esse curso está realizando o meu sonho de conduzir um ônibus repleto de pessoas”, afirmou.
Uma nova visão
Segundo Cleiton Ramos Cardoso esse curso “abriu os olhos” dele e de toda a turma. “Tínhamos uma visão muito diferente desse setor. Achava que era só ter a carteira de motorista e pronto. Estávamos muito enganados”, disse.
De acordo com Cardoso, o curso realmente mostrou a complexidade e a responsabilidade do transporte público e, treinou toda a turma para dirigir ônibus ou outro veículo de transporte de cargas e pessoas. “Eu e toda a turma saímos gratos por essa iniciativa da VISAC. Um treinamento que revolucionou as nossas vidas e as nossas carreiras.”
O projeto
Desde o início do projeto, mais de 80 iguaçuenses já participaram das aulas do Desenvolvendo Condutores. Desses, 40 tinham a carteira B, mas já estão em processo de alteração; 15 encerraram o curso especializado e outros 25 ainda estão em atividades no Sest/Senat.
Mais informações no site: www.visac.com.br