Na última semana, uma equipe da Transdata, empresa que venceu o processo licitatório para fornecer o sistema de bilhetagem eletrônica, esteve na cidade para realizar o treinamento e a instalação das primeiras unidades do sistema.
Seis veículos da frota já estão circulando com o novo validador. No entanto, a operação ainda será com o sistema antigo, sem todas as inovações previstas, até que toda a frota receba o novo equipamento. A solução completa, com cartão digital, biometria facial e novas formas de pagamento, deve entrar em funcionamento em cerca de 30 dias.
Além da instalação dos equipamentos nos ônibus, as equipes do Foztrans e da Transdata estão trabalhando na configuração das tecnologias embarcadas. Todo o banco de dados dos usuários que possuem o cartão do transporte coletivo já está sendo migrado para o novo sistema e, como isso, não será preciso fazer o recadastramento individual ou substituição dos cartões atualmente utilizados.O passageiro que já possui o cartão não vai nem notar a diferença da transição dos sistemas.
Uma das principais novidades do novo sistema, a biometria facial também já está sendo implantada. A tecnologia permitirá identificar os usuários, coibindo a utilização indevida de cartões que possuem benefícios ou gratuidades. Toda vez que o usuário passar o cartão do transporte coletivo, a câmera acoplada ao validador fará a comparação com a foto do cadastro do usuário. Caso não ocorra o reconhecimento, o cartão poderá ser bloqueado automaticamente.
Cartão digital e formas de pagamento
Considerado um dos mais modernos do país, o novo sistema de bilhetagem eletrônica tem como diferencial a integração de diversas soluções embarcadas para a operação do transporte coletivo,como telemetria, videomonitoramento e biometria facial. Com isso, é possível ter informações sobre cada um dos ônibus em circulação.
Outra novidade que já está em fase de implantação é o cartão digital. Em breve, o aplicativo estará disponível para ser baixado e, então, o cartão físico poderá ser dispensado. Para liberar a catraca, bastará aproximar o smartphone ou smartwatch do validador. Mas, caso o usuário prefira, o cartão físico continuará sendo válido.
A liberação dos sistemas para compra online de créditose para pagamento diretamente no validador,com cartão de débito ou crédito, QRCode ou NFC, também deve ocorrer em breve. As novas opções de pagamento já estão sendo testadas e serão liberadas por etapas, permitindo que todo o sistema esteja em pleno funcionamento.