O 1º Encontro de Integração de Mulheres Latino-Americanas ocorre no Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Os enfoques serão o combate ao machismo, à misoginia e ao racismo e, sobretudo, a necessidade de integração entre mulheres de diferentes raças, origem e condição social, numa perspectiva interseccional.
Estão confirmadas as presenças das ministras da Mulher, Cida Gonçalves, e da Gestão e Inovação, Esther Dweck, que também é conselheira da Itaipu Binacional, além de Janja Lula da Silva, esposa do presidente Lula; a presidenta do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros; a representante nacional de Programas da ONU Mulheres Brasil, Ana Carolina Querino; da professora doutora Cleusa Gomes, do Observatório de Gênero e Diversidade na América Latina e Caribe, da Universidade da Integração Latino-Americana (Unila); da reitora da Unila, professora doutora Diana Araujo; da presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Foz do Iguaçu (Compir), Edna de Baru; da representante do Pacto Global, Tayná Leite, entre outras.
A programação incluirá ainda diálogos com lideranças femininas nacionais e internacionais, momentos de integração e atrações musicais. Os painéis abordarão temas como “A importância da integração e cooperação internacional na conquista dos direitos das mulheres latino-americanas” e “O papel das empresas públicas e privadas no fortalecimento da defesa dos direitos das mulheres no Brasil pós-pandemia”.
Compromissos
Durante o evento, serão anunciados compromissos da Itaipu Binacional e da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) com foco nas mulheres.
Pela Itaipu, são eles:
• A assinatura do protocolo de intenções entre a binacional, o Ministério da Mulher, a Secretaria de Estado da Mulher e Igualdade Racial e a prefeitura de Foz do Iguaçu para a implantação e construção da Casa da Mulher Brasileira na cidade;
• Anúncio do aditamento do convênio para reforma da Delegacia da Mulher e do Turista em Foz do Iguaçu, com investimento total, aportado pela Itaipu Binacional, passando de R$ 2,9 milhões para R$ 3.507.641,12;
Pelo Parque Tecnológico Itaipu, serão assinados dois protocolos de intenções:
• Enquadramento da Fundação à Lei nº 14.611, que garante igualdade salarial entre homens e mulheres;
• Lançamento de um edital para formação e qualificação de até 80 ideias de mulheres, e a posterior seleção de cinco para a Incubadora Santos Dumont, com aporte de 30 mil reais para desenvolvimento da solução.
Diretrizes
O evento é parte das ações de área de responsabilidade social da Itaipu com a colaboração de lideranças locais e está em consonância com as novas diretrizes do Governo Federal, visando a valorização e o incentivo à equidade de gênero, além de reafirmar o compromisso da empresa com a defesa dos direitos das mulheres.
A Itaipu Binacional tem dentre suas Políticas e Diretrizes Fundamentais a dignidade humana, que assegura que a empresa, em suas ações, impacte positivamente na dignidade do ser humano, respeitando seus direitos e os aspectos que constituem a diversidade humana no que concerne a gênero, religião, raça, etnia, capacidades diferentes, entre outros.
Informações: IB