Equipes de policiais federais realizaram uma operação de repressão ao contrabando e descaminho de mercadorias estrangeiras, que vem sendo importadas ilegalmente e vendidas em diversos pontos da cidade.
As abordagens ocorreram em regiões que são conhecidos pela venda de produtos estrangeiros trazidos sem a devida documentação legal.
Na região do bairro Porto Meira, foi preso um motorista que conduzia um veículo, tipo van, carregado com quase 2 toneladas de alho de origem argentina sem a devida certificação fitossanitária. Já no bairro da Vila Portes, região próxima a aduana da Ponte Internacional da Amizade, foi abordado um homem que descarregava garrafas de azeite de oliva argentino da marca Valle Viejo, que tem a venda proibida, de uma caminhonete para uma das bancas da feira. Aém dele, foram flagrados mais dois comerciantes que possuíam o produto exposto à venda. Os três foram foram presos por contrabando.
É proibido importar produtos de origem vegetal que não possuam certificação fitossanitária. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) editou resolução que proíbe a comercialização do azeite Valle Viejo em virtude de diversos laudos que atestaram que o produto não obedece às características mínimas de qualidade.
Os presos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu para a lavratura do auto de prisão em flagrante. As mercadorias e veículos foram encaminhados à Alfândega da Receita Federal.