O Conselho Diocesano de Leigos da Diocese de Foz do Iguaçu e a Justiça Eleitoral (147ª Zona Eleitoral) prepararam a Campanha “Cidadão Jovem”, em sintonia com o trabalho que já é realizado por meio da “Campanha Jovem Eleitor”, da Justiça Eleitoral.
A Campanha começará em Foz do Iguaçu e se estenderá gradualmente para as outras 13 cidades que fazem parte da diocese de Foz. O objetivo é fortalecer a democracia e a participação cidadã da juventude através do alistamento eleitoral dos jovens de 16 e 17 anos.
Nos próximos meses serão realizadas palestras, oficinas temáticas, debate, simulado de eleições e outras ações educativas, que ocorrerão nas escolas públicas e privadas do município, além das pastorais e movimentos voltados aos jovens na igreja.
De acordo com a diocese de Foz, a Campanha Cidadão Jovem, foi baseada no documento 85 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que trata sobre os desafios e perspectivas pastorais na evangelização da juventude. “Os jovens que assimilam o Evangelho como Boa Notícia são convidados a despertarem para o exercício da cidadania, assumindo o relacionamento com a sociedade ao seu redor, contribuindo para a organização da convivência social e com a construção de oportunidades e perspectivas de futuro para a população juvenil”, destaca o documento.
Objetivos específicos.
-Promover uma reflexão crítica acerca dos conceitos de cidadania, democracia, escolha eleitoral e responsabilidade sócio política;
-Prestar informações sobre a importância de escolher seus representantes;
-Incentivar o conhecimento sobre o processo eleitoral e orientar sobre a escolha por meio de voto consciente;
-Aproximar os jovens por meio de palestras, oficinas temáticas, simulação de eleições, apresentação da Urna Eletrônica e folhetos educativos com temas ligados à cidadania.
No lançamento oficial, nessa segunda-feira, 10 de julho, às 16hs, na Catedral Diocesana Nossa Senhora de Guadalupe, vão participar o bispo diocesano, Dom Sérgio de Deus Borges, o Juiz Eleitoral, Ariel Nicolai Dias, o Coordenador Diocesano do CNLBFOZ, Prof. Paulo Roberto Batista, o Assessor Eclesiástico do Setor Juvenil, Pe. Alberto Luiz Gasparini , representantes do Setor Juvenil da diocese de Foz do Iguaçu e a igreja espera a participação da comunidade em geral.