O Censo 2022 mostrou que Foz do Iguaçu tem 285.415 habitantes, com um crescimento de 29.327 pessoas em dez anos e um aumento superior à média no estado, mas o prefeito quer explicações sobre os números.
Durante entrevista para o Jornal da Rádio Cultura, Chico Brasileiro disse que considera que houve muita dificuldade por parte do IBGE, para fazer um censo que realmente conseguisse alcançar todos os moradores em Foz do Iguaçu.
Segundo o prefeito, têm muitos estudantes que moram em Foz do Iguaçu e passam o dia fora, nas faculdades, no Paraguai, assim como muitos trabalhadores. Por isso vai pedir explicações sobre esses números e fazer alguns questionamentos.
“Eu não consigo enxergar Foz do Iguaçu com menos de 300 mil habitantes, até porque nós temos os dados do número de residências na cidade. Não sei se eles vão aceitar uma revisão, em função de um novo investimento para melhor avaliar esses dados, mas de qualquer forma vamos trabalhar com os dados informados, para que isso nos ajude a formular melhor as políticas públicas”.
O Coordenador Regional do IBGE, Alex Castagnaro, disse que o trabalho foi feito seguindo todos os critérios técnicos que precisam obedecer e a cobertura de domicílios está bem feita. “O número habitantes alcançado mostra que Foz do Iguaçu cresceu, mas o prefeito tem todo direito de entrar com recurso e, principalmente, solicitar essas explicações”.