O trabalho de regularização de cabos de telefonia e internet será em toda extensão da Avenida Mário Filho, em Foz do Iguaçu. A operação começa às 8h e se estende até o final da tarde. O objetivo é retirar cabos que estejam soltos, pendurados, que apresentem outra irregularidade ou ofereçam risco à população.
Todas as empresas de telefonia que possuem cabeamento na região foram notificadas antecipadamente para que regularizem suas estruturas. Se não houver o cumprimento dessas ações, as equipes da companhia farão a retirada dos cabos irregulares. Ao longo do dia, todos os 3,5 quilômetros de extensão da avenida, que começa na BR-277 e vai até a Avenida República Argentina, serão inspecionados.
COMPARTILHAMENTO DE ESTRUTURAS – Em todo o Brasil, a utilização dos postes pelas redes de energia e dados segue normas definidas pelas agências reguladoras de telecomunicações (Anatel), e de energia elétrica (Aneel). Por lei, as empresas de energia devem conceder o uso das estruturas: na configuração de instalação em um poste, as redes de média e baixa tensão estão na parte superior, e os cabos de telecomunicações e dados na parte inferior dos postes.
A manutenção dos fios de telefone, internet e TV a cabo cabe às respectivas operadoras, que podem ser notificadas, e até multadas, pela Copel quando usam de maneira inadequada as estruturas compartilhadas. Recentemente, a Copel constituiu uma equipe própria dedicada exclusivamente à atuação nessa área.
Nos casos em que a fiação oferece risco, o consumidor pode comunicar à Copel pelo telefone 0800 51 00 116. Diante de eventual interrupção no serviço de telefonia e internet em decorrência da retirada de cabos irregulares, a população deve procurar a sua operadora para restabelecer o fornecimento do serviço.