Policiais federais realizaram nova operação conjunta com servidores da Receita Federal, na aduana da Ponte Internacional Tancredo Neves, nesta quinta-feira (22), para impedir o contrabando e descaminho de mercadorias do país vizinho.
Na ação, foram vistoriados dezenas de veículos que vinham da Argentina, verificando não só produtos que seriam internalizados no país, mas também documentação de carros e pessoas. Durante a fiscalização, foram apreendidos 5 veículos transportando galões improvisados com combustível, totalizando cerca de 220 litros de gasolina.
Além dos veículos apreendidos, um homem foi detido nas áreas próximas a aduana com dois telefones celulares e um rádio comunicador, passando informações sobre a operação de fiscalização. A importação de combustíveis só é permitida com a licença da Agência Nacional de Petróleo (ANP) e registro de importação perante a Receita Federal.
Além dos crimes de contrabando, ambiental e contra ordem econômica, os envolvidos ainda expõem a população ao risco de explosão, uma vez que as embalagens improvisadas, utilizadas para armazenamento de combustível, não conseguem vedar o gás, altamente inflamável, que é liberado.
A PF ressalta que o risco de incêndio é iminente, desde o seu transporte irregular até o estoque improvisado em casas ou estabelecimentos, podendo acarretar perdas de vidas e prejuízos materiais. Por isso, reforçamos a necessidade de denunciar pessoas e locais que transportam e guardam esse tipo de material de forma improvisada através do disque denúncia.
Disque-Denúncia
(45) 99116-8691 (telefone/WhatsApp)