O prédio da antiga Câmara de Vereadores de Foz, localizado na Praça Getúlio Vargas, deverá passar por reforma. Além do Legislativo, o local já passou por várias gestões, entre elas, a Secretaria de Turismo, Assuntos Internacionais e a Procuradoria do Município. O prédio está fechado e com aspecto de abandono. No local também já houve um princípio de incêndio. Segundo o presidente do Conselho de Patrimônio, Sergio Winkert, o pedido para as reformas veio da Secretaria de Planejamento. Como o prédio está em processo de tombamento, foi necessário passar antes pela avaliação do CEPAC.
Essa semana, no parecer apresentado pela comissão de preservação e fiscalização, foi aprovada a reforma, conforme o projeto enviado para a avaliação do conselho. “O conselho vai acompanhar todo processo de forma que atenda todo contexto histórico e cultural do imóvel”, disse Sergio Winkert.
De acordo com o diretor da Fundação Cultural, Juca Rodrigues, a proposta é usar o prédio para montar mais uma Estação Cultural na cidade, a exemplo daquela que foi criada na Vila C. Um espaço para atividades artísticas, com exposições, no piso superior, que é uma necessidade dos artistas e também para visitas de moradores e turistas e salas de aula, administrativo e reuniões, no piso inferior.
“E um prédio histórico que precisa, obrigatoriamente, de reforma e será tombado. O Conselho de Patrimônio acompanha todo o processo para que as obras sejam feitas da forma correta. No momento estamos na captação de recursos para viabilizar as reformas”.
Casa da Memória:
Outro espaço que deve ser tombado, segundo Juca, é o prédio localizado do outro lado da Praça Getúlio Vargas, e onde foi o primeiro colégio de Foz do Iguaçu. A última ocupação do espaço foi pelo Departamento de Patrimônio da prefeitura. “Ali também será dedicado à viabilização da Casa da Memória de Foz do Iguaçu. O planejamento já fez um estudo para ver o que precisa ser contratado. Como é um prédio histórico, quase sem anos, precisa de cuidado, de uma empresa especializada para dizer o que precisa ser feito e restaurado”.