A Prefeitura de Foz do Iguaçu e a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos, (ABREE), realizam amanhã, 17 de junho, das 9h às 17h, a campanha para arrecadação de eletroeletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo. Podem ser descartados: fones de ouvidos, celulares, geladeiras, máquinas de lavar, baterias, televisores, secadores, fogões, micro-ondas, equipamentos de informática, rádios e videogames.
O objetivo é promover a reciclagem responsável e conscientizar a população sobre a importância do descarte adequado desses materiais. Durante todo o período do evento, a população poderá entregar seus eletroeletrônicos e eletrodomésticos usados sem sair do carro, facilitando o processo de descarte responsável.
Para os interessados na campanha, é recomendável que selecionem todos os produtos que desejam descartar – que não funcionam mais ou estão obsoletos em casa – e levem ao local da ação no dia e horário marcados.Todos os itens arrecadados serão encaminhados para empresas especializadas em reciclagem, garantindo que sejam processados de acordo com as normas ambientais e possibilitando a recuperação de materiais valiosos.
Além de diminuir o risco da poluição e emissão de gases danosos que afetam os rios, mares e vias, o processo de logística reversa promove, também, o impacto positivo na economia, com potencial de gerar mais de 10 mil oportunidades de emprego e inserir mais de R$ 700 milhões no mercado, segundo o Governo Federal.
Como entidade gestora, a ABREE colabora no atendimento legal da destinação final adequada de 100% dos equipamentos eletroeletrônicos, eletrodomésticos e seus componentes descartados pelos consumidores. No site da associação, é possível encontrar os pontos de recebimento mais próximos, realizando uma busca por meio do CEP residencial. Além de disponibilizar uma lista completa de quais produtos podem ser descartados, como: batedeira, ferro elétrico, fone de ouvido, liquidificador, máquina de costura, micro-ondas, purificador de água e televisão, entre outros. Para saber mais, acesse: https://abree.org.br/pontos-de-recebimento.