O evento inclui uma semana de programação alusiva às festividades do santo, comemorado no dia 24 de junho, com a 1ª Campanha das Talhas de Caná. A semana de orações segue até o dia 23 deste mês, quando também será aberta a festa junina da Paróquia.
A abertura será neste sábado, 17, às 19h, com a acolhida de Nossa Senhora e a preparação das Talhas para os pedidos, por meio de oração. Será uma semana de Oração a Nossa Senhora por meio do terço e da Santa Missa. “Estaremos orando para que o milagre aconteça pela intercessão de Maria: “Filho, eles já não têm mais vinho” (Jo 2,3)”, explica o pároco da igreja São João Batista, o padre Willian Alves. Segundo o padre, Maria não só intercede por nós, como nos ensina por sua vida a sermos intercessores.
Nas Bodas de Caná (Jo 2,1-11), Jesus fez o primeiro milagre a pedido de sua mãe, Maria Santíssima. Jesus transformou água em vinho em um casamento. Jesus instruiu os servos a encher seis talhas de pedra com água e, em seguida, extraiu o vinho, surpreendendo os convidados com sua qualidade e sabor.
O tema deste ano, “Teu Pai e eu, aflitos estávamos à tua procura”, nos remete ao momento em que José e Maria reencontram o menino Jesus no Templo. Ao longo destas seis noites, Maria, José e São João Batista querem nos conduzir a Jesus Cristo.
Cada dia de oração tem uma intenção especial, e o participante pode trazer um pedido ou um agradecimento por escrito e depositar numa das seis talhas. Após a entrega, toda a assembleia faz uma oração e, ao final, é despejada água sobre os pedidos.
Confira a programação:
Dia 17, sábado, às 19h – Abertura da Campanha de oração com a acolhida de Nossa Senhora e a preparação das Talhas para os pedidos.
Dia 18, domingo, às 19h, primeira noite da Campanha
Tema: Clamando por uma Graça a ser alcançada (Trazer por escrito uma graça que você deseja alcançar).
Dia 19, segunda-feira, às 19h, segunda noite da Campanha.
Tema: Noite da Misericórdia. Pedindo perdão, perdoando e restaurando vidas pela graça de Deus. (Trazer por escrito o nome de pessoas, às quais falta perdoar ou receber o perdão)
Dia 20, terça-feira, às 19h, terceira noite da Campanha
Tema: Clamando com os enfermos e desanimados. (Trazer por escrito nome de pessoas doentes, depressivas e/ou pedindo a graça da saúde).
Dia 21, quarta-feira, às 19h, quarta noite da Campanha
Tema: Clamando pela cura e libertação dos traumas e ressentimentos aos pés de Maria que desata os nós.
Dia 22, quinta-feira, às 19h, quinta noite da Campanha
Dia 22, quinta-feira, às 19h, quinta noite da Campanha
Tema: Clamando com os Jovens – medos, conflitos, sonhos, ideais e esperança no Senhor.
Trazer por escrito nome de jovens que precisam de oração, que estão nas drogas, e outros)
Sexta encerra a campanha e começa também a festa junina
Dia 23, sexta-Feira, às 19h, sexta noite da Campanha
Tema: Clamando com as Famílias – Traga o nome de todas as pessoas que compõem sua família, as necessidades espirituais e materiais de sua família e deposite com fé na talha desta noite. Será a grande noite da Família, na qual todos são convidados a rezarem em família recebendo as bençãos do Senhor.
Nesta noite será dada a benção nos escapulários e eles distribuídos a todos que estiverem presentes. Logo após, serão abertos os festejos do “arraiá” com barracas, brincadeiras e comidas típicas.
Dia de São João Batista, 24 de junho:
24, sábado, às 19h, missa solene presidida pelo bispo Dom Sergio de Deus. Logo após, seguem os festejos da festa junina, com barracas, brincadeiras e comidas típicas.
25, domingo, missa solene em honra a São João Batista, às 10h.
Texto e fotos: Pascom SJB.