Na tarde dessa terça-feira (13, o Esquadrão Antibombas da Polícia Militar, foi deslocado de Curitiba para Foz do Iguaçu. Equipes da PM foram acionadas por causa de um objeto que estava em meio a uma área de mata, na região da Vila A.
De acordo com as informações, um homem, que trabalha com materiais de construção, encontrou uma granada de morteiro em uma caçamba e levou até a sede da empresa. Preocupado e assustado, o dono da empresa teria orientado o funcionário para se desfazer do objeto.
O empregado jogou o artefato em uma área de mata, perto da a pista de caminhada na Avenida Araucária, na região da Vila A. O dono da empresa entrou em contato com o Batalhão do Exército, para informar sobre o objeto e foi orientado a avisar a polícia.
A Polícia Militar localizou a granada de morteiro, isolou a área e o Esquadrão Antibombas da Polícia Militar foi acionado para a detonação controlada. Restos do artefato foram recolhidos e transportados para a sede do esquadrão, na capital. Em entrevista para o Jornal da Cultura, o tenente da PM, Bruno Condi de Godoy, disse que não é um objeto de fácil acesso e agora o fato será investigado pelas autoridades competentes, para saber como foi parar no local.
NOTA À IMPRENSA:
A respeito do artefato encontrado em uma área de mata ao lado da Avenida das Araucárias, em Foz do Iguaçu-PR, no dia 13 de junho de 2023, o comando do 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado esclarece que:
– após tomado conhecimento da existência de provável artefato explosivo, foi solicitado, de imediato, ao 14º BPM que acionasse o BOPE de Curitiba com equipe especializada, o qual procedeu o acionamento do artefato no mesmo dia 13 de junho, sendo constatado que se tratava de uma granada de morteiro 45mm.
– o 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado não utiliza armamento com o referido calibre, nem dispõe de munição daquela natureza, diz a nota.