De janeiro a maio desse ano foram 34 homicídios, sendo 3 mortes por feminicídio. Com relação ao número de casos solucionados, os dados apontam que das 34 ocorrências registradas, 27 foram elucidados. Além disso, outros dois homicídios, praticados em anos anteriores e que até então estavam sem autoria, foram esclarecidos esse ano, o que resulta em um índice de 85% de homicídios solucionados.
Fazendo uma comparação, com o mesmo período do ano passado, 73%, dos 33 assassinatos registrados, foram resolvidos. Outro dado divulgado pela delegada é que, acompanhando os anos anteriores, a maioria das vítimas é do sexo masculino, com idade entre 18 e 39 anos.
De acordo com a Delegada de Homicídios, Iane Cardoso, o índice de elucidação atingido pela Delegacia de Homicídios de Foz do Iguaçu continua entre os maiores do estado. Os dados apresentados, segundo ela, desempenham um papel fundamental na sociedade. “Em primeiro lugar, porque permite que as autoridades tenham uma visão clara e atualizada da situação da segurança pública, permitindo que adotem medidas adequadas para combater a violência. Além disso, a divulgação desses dados oferece transparência à população, permitindo que as pessoas compreendam a gravidade do problema e se mobilizem em busca de soluções efetivas.“
Sobre as 3 pessoas mortas e esquartejadas, no começo de maio, a delegada disse que o crime está na fase final de investigação. “A policia vai trabalhar na reprodução simulada dos fatos, para concluir o trabalho e encaminhar para o Ministério Público.