Dilson Paulo Alves, 74 anos, foi reeleito, mas houve renovação na mesa diretora. Dos 9 membros, 8 são novos no Conselho Comunitário de Saúde. O Comus é um órgão independente, deliberativo e aponta estratégicas para a política de saúde no município, além de acompanhar o andamento e execução das ações. Além da diretoria, o Comus conta com 40 conselheiros titulares e 40 suplentes.
Dilson Paulo disse que agora – nas próximas atividades, com os novos participantes, a meta é fortalecer os conselhos locais. Para aproximar mais a comunidade, o objetivo é criar um conselho em cada Unidade Básica de Saúde e promover reuniões descentralizadas nas entidades e associações para saber as necessidades dos moradores.
“Outro ponto importante é cobrar do poder público, a execução das propostas que foram aprovadas na plenária final da Conferência Municipal de Saúde, que contou com 800 participantes da sociedade em geral. Foram mais de 350 propostas. Isso mostra a força da sociedade na participação do controle social”.