Todas as doses do Calendário Nacional Vacinal estarão disponíveis, como a hepatite A e B, penta, varicela, meningocócica, HPV, Febre amarela e Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). Também haverá vacinação contra a Influenza (gripe), que está liberada para a população em geral (acima dos 6 meses) e a bivalente contra a Covid-19, liberada para pessoas acima de 18 anos.
O objetivo da campanha é ampliar a cobertura vacinal, especialmente devido à proximidade do inverno, quando aumenta o número de casos de doenças respiratórias e viroses.
“Abrir as unidades aos sábados é uma forma de oportunizar o acesso aquelas pessoas que não conseguem comparecer durante os dias da semana. É um dia para atualizar a carteira de vacinação, e principalmente para os pais levarem seus filhos e garantir a proteção contra uma série de doenças”, afirma a secretária municipal de Saúde, Rose Meri da Rosa.
A orientação aos pais e responsáveis é que levem os documentos pessoais e a carteirinha de vacinação da criança. Os Conselhos Tutelares estão com uma lista de crianças que estão com as vacinas incompletas e os pais podem ser advertidos.
Balanço
Das mais de 230 mil pessoas aptas a receber a dose bivalente contra a Covid, apenas 20 mil receberam a vacinação, o que corresponde a 8,9%. Contra a Influenza já foram aplicadas 30.214 doses, o que corresponde a 11% do público vacinável, de 262 mil pessoas. A meta é atingir pelo menos 90% desse público.
A vacinação contra a influenza permite, ao longo do ano, minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas e a sobrecarga sobre os serviços de saúde. O imunizante contra a gripe pode ser aplicado com qualquer vacina do Programa Nacional de Imunizações, inclusive com as da Covid-19.