Os Conselhos Tutelares de Foz do Iguaçu estão fazendo um trabalho, para que os pais levem os filhos menores até às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), para tomar as vacinas. Para garantir as matrículas nas escolas, as crianças precisam estar com as vacinas em dia. Nenhum aluno deixou de frequentar a escola, mas os pais foram comunicados e tinham um prazo para garantir a imunização dos filhos.
De acordo com a conselheira Mirna Utzig, em entrevista para o Jornal da Cultura, infelizmente o prazo não foi cumprido e os conselhos foram acionados. As escolas enviaram as listas das crianças que não estão com o calendário em dia.
“São cerca de 1.500 casos e os pais precisam se conscientizar da importância das vacinas. A vacina previne doenças. Se não vacinarem, os conselhos vão tomar as providências necessárias. Além de aplicar as medidas de proteção, as medidas de advertência para esses pais, os casos serão encaminhados para o Ministério Público será os pais serão responsabilizados por isso”, disse Mirna.
No próximo sábado (27), está programado o “Dia D”, de vacinação, em Foz. Todas as 29 Unidades Básicas de Saúde do município estarão abertas para atualização do calendário vacinal, das 9h às 15h. Mais uma oportunidade para garantir a aplicação das doses, para crianças e adultos.