Pela primeira vez, todas as 94 unidades de ensino (50 escolas e 44 Cmeis) estarão representadas por grupos de alunos, que farão homenagens especiais ao município. Serão dois mil estudantes e professores da Rede Municipal de Ensino.
A exemplo do ano passado, a celebração acontecerá na Avenida Pedro Basso, no trecho entre Avenidas José Maria de Brito e Rosa Cirilo de Castro, região central da cidade. “Decidimos manter este local para os desfiles por garantir melhores condições de estrutura e facilidade de acesso ao público. Assim como em 2022, teremos arquibancadas, banheiros químicos, palanque das autoridades e toda a estrutura de trânsito organizada para o desfile”, afirma o diretor de Cerimonial da Prefeitura, André Guedes, responsável pela organização do evento.
Além das escolas da Rede Municipal, o desfile terá a participação de duas escolas do Paraguai, uma instituição privada de ensino, entidades assistenciais, como a Guarda Mirim, ACDD, APAE e APASFI, associações e clubes de serviço, além das secretarias municipais e forças de segurança (Marinha, Exército e Aeronáutica). A expectativa é que 5 mil pessoas participem do desfile e pelo menos 10 mil pessoas acompanhem a celebração.
Segundo Guedes, o desfile de 10 de junho dará prioridade à participação dos estudantes da rede pública, enquanto o Desfile de 7 de Setembro terá a participação maciça das escolas privadas, colégios cívico militares, forças de segurança e forças militares. “Por questões de logística, decidimos organizar desta forma, para contemplar todas as escolas – públicas e privadas – em momentos diferentes”, explicou.