O fato aconteceu no último dia 3 de maio, no Aeroporto em Foz do Iguaçu, quando o deputado estadual Renato Freitas (PT) foi retirado de voo e revistado pela Polícia Federal. O destino do voo era Londrina, norte do Paraná. O deputado postou um vídeo, mostrando a ação da Polícia Federal.
Antes da revista, um agente da polícia pergunta se Freitas sabe como funciona o procedimento. O deputado então diz que não sabe e pede para o agente explicar. “É aleatório. Uma certa contagem de pessoas é passado pela revista”.
Ao postar o vídeo nas redes sociais, o deputado escreveu: “Espero que, ao contrário desse sorteio no Aeroporto de Foz do Iguaçu, eu não seja escolhido aleatoriamente de novo, kkkkk Mega-Sena que é bom nada, só sorteio ruim kkkk”.
No vídeo o deputado diz: “bando de racistas ignorantes. Tudo certo? Tirando o fato de ser humilhado. Todo mundo passa por isso? Quantas pessoas desse voo saíram no meio do voo escoltado pela Polícia Federal para ser revistado?”
Em nota, a assessoria da Polícia Federal diz que está apurando o incidente ocorrido dia 3/5 no aeroporto de Foz do Iguaçu e que o passageiro teria se recusado a se submeter ao que determina a Resolução n° 515, de 8 de maio de 2019, da ANAC.
“A Polícia Federal informa que foi acionada no último dia 3 de maio para auxiliar Agente de Proteção da Aviação Civil (APAC) na inspeção de passageiro que teria se recusado a se submeter a medidas adicionais de segurança estabelecidas pela Resolução, no aeroporto de Foz do Iguaçu/PR.
Este teria se recusado a passar pelo procedimento no local indicado e se dirigido diretamente até a aeronave. Dessa forma, a equipe de inspeção do aeroporto acionou a PF para que a acompanhasse até o avião e procedesse à inspeção devida.
Cumpre ressaltar que a condução da inspeção de segurança é feita por Agente de Proteção da Aviação Civil (APAC), contratado pelo operador do aeródromo.
A Polícia Federal esclarece que todos os procedimentos foram realizados em conformidade com a resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Ressalta ainda que eventuais abusos ou falhas na condução do procedimento serão apurados”.
Aqui o vídeo: <blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Hoje estou voando para Londrina, e semana que vem para o Rio de Janeiro.<br><br>Espero que, ao contrário desse sorteio no Aeroporto de Foz do Iguaçu, eu não seja escolhido aleatoriamente de novo, kkkkk Mega-Sena que é bom nada, só sorteio ruim kkkk<br><br>Tamo junto família, o lar do… <a href=”https://t.co/GnPGoYhUsG”>pic.twitter.com/GnPGoYhUsG</a></p>— Renato Freitas (@Renatoafjr) <a href=”https://twitter.com/Renatoafjr/status/1656422339276414976?ref_src=twsrc%5Etfw”>May 10, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>