Foi sancionada pelo Governador do Paraná em exercício Darci Piana, e publicada no Diário Oficial do Estado do dia 08 de maio, instituindo o dia 10 de maio com o “Dia Estadual do Guia de Turismo”, a data foi incluída no calendário através da Lei nº 034/2023 do deputado estadual Matheus Vermelho. O reconhecimento não é só uma mera formalidade, ele marca o início das ações que buscam a valorização desta categoria que é fundamental no desenvolvimento do turismo.
Ao inserir no calendário oficial, busca-se garantir que o poder público tenha um olhar especial para a categoria, e possa ajustar políticas públicas de aperfeiçoamento e destes profissionais.
Matheus Vermelho é presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Paraná e segundo o deputado “não há turismo forte sem a valorização dos guias e esses profissionais exercem grandes responsabilidades, pois são eles que conduzem os turistas e visitantes a conhecer as belezas do nosso Estado”, diz.
Ele reforça que a categoria que deve ser ouvida para definir as ações para o setor turístico do Paraná. O deputado estadual lembra que os guias são os primeiros cartões postais dos destinos, e ao mesmo tempo são o grande termômetro para descobrir o que é necessário melhorar para atender melhor um visitante.
“Como representante da classe, nós nos sentimos muito prestigiado pela homenagem feita pelo Deputado, e principalmente por trabalhar pela bandeira do turismo”, enfatiza a 1ª Secretaria/Diretora do Sindicato dos Guias de Turismo – SINGTUR de Foz do Iguaçu.
“Achamos importante que tenhamos apoio de representantes no legislativo, a sinalização do deputado Matheus em olhar nossa profissão como parte importante da atividade turística de Foz do Iguaçu nos alegra. Agradecemos a disposição do deputado Matheus Vermelho em nos contatar e abrir as portas para diálogos futuros”, fala Carlos Alberto Silva, presidente da LiGuia/Foz – Liga Independente dos Guias de Foz do Iguaçu.
Os principais compromissos de Matheus Vermelho com a categoria:
– Diálogo permanente com os representantes do setor
– Apoio a categoria, valorização e inclusão de representantes nas rodas de debates sobre o planejamento do turismo no Paraná.
– Políticas para aumentar o número de turistas e também aumentar a permanência nos destinos.
– Fomentar o turismo regional e a capacitação dos guias locais.
– Buscar parcerias com os programas estaduais de desenvolvimento turístico que incluam também apoio aos guias.
– Apoiar parcerias para a capacitação dos profissionais junto as prefeituras e ao Governo do Estado.
No Paraná existem cerca de 2 mil guias de turismo. O dia nacional e internacional da categoria também é comemorado em 10 de maio. Matheus Vermelho é de Foz do Iguaçu, mas sua área de atuação abrange as regiões Oeste, Sudoeste e Noroeste do Paraná, onde existem inúmeras belezas naturais. Uma de suas principais bandeiras defendidas durante a campanha, foi exatamente o turismo, essa indústria “sem chaminé” que movimenta grande parte da nossa economia.
O turismo reflete positivamente na economia ao fomentar a geração de emprego e renda neste grande seguimento.