Santiago Peña, 44 anos, é eleito presidente do Paraguai

César Landy Torres vence para governador do Alto Paraná

Foto: Partido Colorado

Segundo dados do Tribunal Superior de Justiça Eleitoral, Santiago Peña, da Associação Nacional Republicana (ANR), foi eleito hoje novo presidente do Paraguai, onde não há segundo turno. Com esse resultado o partido colorado garante mais 5 anos no Poder Executivo.

Até o momento, com pouco mais de 99%, as urnas mostram:
-Santiago Peña com 42,74%
-Efraín Alegre com 27,48%

-Payo Cubas com 22,93%

Durante a campanha, as pesquisas apontavam empate técnico entre os dois principais candidatos. Efraín Alegre, do Partido Liberal Radical Autêntico, que reunia partidos de esquerda e centro direita, aparecia à frente com 34,3% das intenções de voto. Em segundo, o governista Santiago “Santi” Peña, da ANR (Partido Colorado), com 32,8%.

Peña é economista e foi  ministro da Fazenda do Paraguai durante o governo de Horácio Cartes (2013 a 2018), quando se filiou ao Partido Colorado.
Além da escolha do novo presidente, também foram eleitos novos governadores, senadores e deputados.

Alto Paraná
No Departamento de Alto Paraná, o mesmo que estado no Brasil, o ex-prefeito de Santa Rita, César Landy Torres, foi eleito governador. Com 10 pontos percentuais de diferença, ele venceu o candidato Dani Mujica, segundo colocado, apoiado pelo prefeito de Ciudad del Este, capital de Alto Paraná,  Miguel Prieto e outros 8 concorrentes.
A posse dos eleitos será no dia 15 de agosto.

 

Sair da versão mobile