Segundo dados do Tribunal Superior de Justiça Eleitoral, Santiago Peña, da Associação Nacional Republicana (ANR), foi eleito hoje novo presidente do Paraguai, onde não há segundo turno. Com esse resultado o partido colorado garante mais 5 anos no Poder Executivo.
Até o momento, com pouco mais de 99%, as urnas mostram:
-Santiago Peña com 42,74%
-Efraín Alegre com 27,48%
-Payo Cubas com 22,93%
Durante a campanha, as pesquisas apontavam empate técnico entre os dois principais candidatos. Efraín Alegre, do Partido Liberal Radical Autêntico, que reunia partidos de esquerda e centro direita, aparecia à frente com 34,3% das intenções de voto. Em segundo, o governista Santiago “Santi” Peña, da ANR (Partido Colorado), com 32,8%.
Peña é economista e foi ministro da Fazenda do Paraguai durante o governo de Horácio Cartes (2013 a 2018), quando se filiou ao Partido Colorado.
Além da escolha do novo presidente, também foram eleitos novos governadores, senadores e deputados.
Alto Paraná
No Departamento de Alto Paraná, o mesmo que estado no Brasil, o ex-prefeito de Santa Rita, César Landy Torres, foi eleito governador. Com 10 pontos percentuais de diferença, ele venceu o candidato Dani Mujica, segundo colocado, apoiado pelo prefeito de Ciudad del Este, capital de Alto Paraná, Miguel Prieto e outros 8 concorrentes.
A posse dos eleitos será no dia 15 de agosto.