Policiais da Delegacia do Adolescente e do Núcleo de Inteligência da Polícia Federal, apreenderam hoje um adolescente suspeito de integrar comunidades, na Deep Web, plataformas utilizadas para disseminação de mensagens relacionadas a autores de ataques em escolas e grupos de comercialização de armas de fogo.
No aparelho do adolescente foram constatados diversos links para acesso a Deep Web, local onde são compartilhados conteúdos ilegais, como armas, e onde são criados fóruns para divulgação de conteúdos de violência.
Deep Web é a camada de sites que fica oculta, que não pode ser detectada com facilidade pelas tradicionais ferramentas de busca, como o Google, por exemplo. São sites em que o acesso é mais difícil por não estarem indexados em sites de pesquisa.
Os setores de inteligência das agências policiais identificaram o adolescente após cruzamento de dados. Ele foi apreendido quando chegava na escola.
Nos últimos seis dias, esse é o terceiro caso de adolescentes envolvidos com fake nesws, mensagens de ameaças compartilhas em redes sociais, apreensão de facas, computadores e celulares.