No último sábado as 29 Unidades Básicas de Saúde de Foz do Iguaçu estavam abertas para o Dia D de vacinação, mas a procura ficou abaixo do esperado. Segundo Adriana Izuka, coordenadora do Programa Municipal de Imunização, nem a previsão de frio fez com que as pessoas procurassem pelas doses da vacina.
“O Paraná antecipou a vacinação contra a gripe, desde o dia 28 de março, mas a meta não foi atingida. É importante que as pessoas tomem a vacina todos os anos. No sábado muitas pessoas tomaram as doses, ainda assim ficou abaixo do esperado. Até agora aplicamos em torno de 9 mil doses, mas temos um público de 100 mil pessoas dos grupos prioritários. Só de idosos são mais de 37 mil e até o momento apenas em torno de 5 mil se vacinaram”.
Nos grupos prioritários estão as pessoas acima de 60 anos; gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde; imunocomprometidos; pessoas com deficiência permanente e funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade; crianças de 6 meses a menores de 6 anos; professores; forças de segurança e salvamento; forças armadas; pessoas com comorbidades; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de transporte urbano e de longo curso e trabalhadores portuários.
Vale ressaltar que todas as vacinas, inclusive a bivalente, da Covid, e as que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação, estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde e é importante que os moradores procurem pelas doses para garantir a imunização.