O edital para a contratação do Sistema de Bilhetagem Eletrônica para o transporte coletivo em Foz do Iguaçu, ganhou uma nova publicação no Diário Oficial do Município. A previsão era para a última sexta-feira (14), mas foram necessários alguns ajustes nas datas para atender as impugnações das empresas. Segundo Fernando Maraninchi, Secretário Extraordinário do Transporte, agora os interessados têm até o dia 28 desse mês para participar da licitação e a prova conceito ficou para o dia 10 de maio, data para a empresa que vencer o processo, demonstrar que está apta a operar o sistema.
Para participar da concorrência, as empresas devem atender a uma série de exigências que visam melhorar os serviços para dos usuários do transporte coletivo na cidade. O Sistema de Bilhetagem Eletrônica e validadores serão instalados em 115 ônibus, pelo prazo de 60 meses. Entre requisitos do edital, estão o pagamento via PIX e o reconhecimento facial, além do recadastramento on-line de estudantes, idosos e Portadores de Necessidades Especiais, sistema de informação de transportes aos usuários e de gestão e monitoramento da frota.
O valor máximo da licitação é R$ R$ 995.232,00 (novecentos e noventa e cinco mil duzentos e trinta e dois reais). A abertura das propostas será no dia 28 de abril de 2023, às 08h30. Os editais podem ser retirados no site www.compras.gov.br.
No último pregão, em fevereiro, chegou a ser anunciada a empresa vencedora, mas o processo licitatório foi suspenso pela prefeitura, depois que o Tribunal de Contas do Estado (TCE), deferiu medida cautelar, acatando o pedido de uma empresa que questionava o resultado da licitação.