Os produtos, importados irregularmente da Argentina, foram apreendidos ontem à noite, em um depósito, na Vila Portes, região da Ponte da Amizade. Os servidores da Receita Federal e da Vigilância Agropecuária do Ministério da Agricultura, contaram com o apoio do BPFron.
A mercadoria foi localizada devido ao monitoramento da Receita Federal na Ponte Tancredo Neves, em caminhões que entravam no Brasil com alho e cebola.
O local está caracterizado como depósito de reciclagem, porém era usado para armazenagem, troca de embalagens e separação das mercadorias. Os produtos eram retirados da embalagem original, da Argentina, e ensacados novamente, em embalagens brasileiras, para serem posteriormente revendidos.
Ao todo, foram localizados cerca de 700 sacos de cebola e 1080 entre caixas e sacos de alho, que somam quase 25 toneladas de mercadorias importadas irregularmente. Os produtos foram encaminhados à sede da Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu.
Dois funcionários que estavam no local foram ouvidos e liberados. O Auto de Infração será lavrado em nome da empresa que consta naquele endereço. Além disso, será feita uma representação fiscal para fins penais.
Antes de doar os produtos, a Receita Federal precisa de um laudo do órgão competente, que vai atestar se estão próprios para o consumo. Caso contrário serão destruídos.