O prefeito Chico Brasileiro mostrou nesta terça-feira (04) ao governador Ratinho Junior detalhes dos projetos de intervenções urbanísticas do Bubas em Foz do Iguaçu. Na ocupação de 480 mil metros quadrados na região do Porto Meira residem 2,3 mil famílias. A área terá obras de infraestrutura: implantação das redes de energia, água e esgoto, drenagem, pavimentação, além da construção de calçadas e de uma unidade de saúde e a ampliação de um centro de educação infantil e de uma escola municipal.
“E o compromisso do Município e do Governo do Estado de dotar o Bubas de toda infraestrutura necessária para garantir a dignidade dos moradores daquele bairro. Os projetos estão prontos, as licitações estão em cursos e junto com o governador definimos um cronograma de execução das obras”, disse Chico Brasileiro.
Redes de água e energia
As obras vão começar com a implantação das redes de água e energia, mas que precedem o arruamento – a caixa (largura) das ruas que já foi definida. A primeira etapa será a implantação da rede de água e a construção dos meios-fios, instalação dos postes e da rede de energia elétrica e ligação com os imóveis.
Estão previstas as implantações de 9,2 quilômetros de redes de água e outros 13 quilômetros de redes de esgoto. Para a iluminação, são aproximadamente 9.100 metros de redes de distribuição de energia.
Em seguida, virão as obras de drenagem em oito quilômetros de vias, de arruamento, pavimentação, calçadas e a instalação da sinalização vertical e de equipamentos públicos como pontos de ônibus, academia ao ar livre, entre outros.
A terceira etapa está prevista a ampliação do centro de educação infantil Ozires Santos e da escola municipal Vinícius de Moraes e a construção de uma unidade de saúde. No local, já funciona o centro de convivência Francisco Bubas.
Demanda histórica
As obras de infraestrutura do Bubas devem custar pouco mais de R$ 55 milhões e a expectativa do prefeito é entregar a maior parte delas até 2024. “Todas as obras do Bubas requerem projetos que serão licitados. Este é o processo que para alguns deveria ser mais rápido, mas estamos resolvendo uma demanda histórica de 10 anos e vamos fazer tudo dentro da legislação, com segurança jurídica, para não ter qualquer tipo de problema”, explica Chico Brasileio.
“O arruamento dará uma nova imagem ao local, já promovendo melhorias na qualidade de vida e preparando-os para as obras que virão em sequência. Estamos ansiosos para celebrar essa conquista com os moradores”, disse completa.
Ratinho Junior determinou agilidade para a Copel e a Sanepar iniciarem as instalações das redes de energia elétrica e água. “Determinei urgência da Copel e da Sanepar para iniciar as redes de energia, água e esgoto no Bubas. O Governo do Estado vai apoiar o Município com as obras necessárias de urbanização como as de pavimentação e de canalização. O Bubas é uma prioridade e espero entregar essas obras o quanto antes”, disse o governador.
O Governo do Estado, segundo Ratinho Junior, vai apoiar também o processo de regularização dos imóveis para as 1,8 mil famílias que moram no Bubas. “Com os imóveis regularizados, os moradores poderão ter acesso aos programas para construir, reformar ou ampliar as suas moradias. Quando a pessoa adquire o direito de ter esse patrimônio, estabelece de vez a sua vida”, afirmou.
PMFI