Unidades Básicas de Saúde também vão monitorar casos de dengue em Foz

Foto: PMFI

Para desafogar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), partir de hoje as 29 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Foz do Iguaçu, irão assistir os pacientes classificados com dengue tipo B – casos que demandam acompanhamento diário com exames e hidratação, mas não necessitam internamento.

As UPAs darão atenção especial aos casos ainda mais severos da doença (tipo C). Desde o início da epidemia de dengue, no final de fevereiro, houve um aumento expressivo na procura das UPAs, o que resultou em um aumento no tempo de espera dos pacientes.

Esse aumento é evidenciado pelos dados de atendimentos: nos primeiros três meses de 2023 (mesmo antes de finalizado o mês de março), mais de 8.800 pacientes classificados como casos de dengue foram atendidos nas duas UPAs; no mesmo período de 2022, esse número foi de 650 pacientes.

Mesmo com a abertura do Poliambulatório – um espaço mais amplo no Porto Meira, com atendimento 24 horas, para reforçar a assistência aos casos de dengue tipo B, a procura continua aumentando. Por isso, as equipes das Unidades Básicas do Município foram capacitadas para fazer esse monitoramento.

Conforme ressalta a secretária municipal de Saúde, Rose Meri da Rosa, as 29 Unidades Básicas, espalhadas em todas as regiões de Foz do Iguaçu, são a porta de entrada para os pacientes com sintomas de dengue. Ao ser confirmada a suspeita pela triagem, é feita a prova do laço. A partir desta quarta-feira (29), os casos classificados como dengue tipo B farão o acompanhamento nas próprias UBS, onde será feita a coleta do exame de sangue e, enquanto o paciente aguarda o resultado, receberá hidratação com soro.

“As UPAs farão esse acompanhamento no período noturno e nos fins de semana, mas durante a semana, os pacientes poderão procurar a unidade mais próxima de casa, o que vai facilitar para muitas pessoas em questão de deslocamento. As equipes já estão preparadas para prestar essa assistência”, destacou Rose.

 

Sair da versão mobile