Para a terceira fase da Operação Ligação Direta, a Polícia Civil de Toledo contou com o apoio da PC do Estado de Santa Catarina. Foram cumpridos 10 (dez) mandados de busca e apreensão e 09 (nove) de prisões preventivas, expedidos pela 1ª Vara Criminal de Toledo, nas cidades de Foz do Iguaçu, Joinville, Jaraguá do Sul e Araquari – SC.
Os mandados são fruto de investigação policial realizada pela 20ª SDP e teve início em setembro de 2022, quando foi identificada uma associação criminosa que vinha agindo no Estado do Paraná, nas cidades de Toledo, Umuarama e Cianorte na prática de crimes de furtos de veículos de luxo.
O Delegado Alexandre Macorin, coordenador da operação, disse que essa é a terceira fase da Operação, sendo que, em novembro de 2022 foram presas outras pessoas envolvidas com o mesmo grupo criminoso.
De acordo com as investigações, os chefes da associação criminosa seriam do Estado de Santa Catarina e Foz do Iguaçu. Somente na cidade de Toledo foram pelo menos (08) oito caminhonetes furtadas. O grupo contava com serviço de tecnologia avançada para abrir e realizar a ligação direta dos veículos, que eram levados e vendidos no Paraguai.