Mais uma mobilização de combate à dengue está sendo realizada em Foz do Iguaçu. Dessa vez na região do Portal da Foz, onde é alto o índice de infestação do mosquito, conforme aponta o Mapa Quente do CCZ. Segundo o prefeito Chico Brasileiro, que estava no local, o Hospital Municipal está lotado e, por causa do grande número de pacientes, que precisam de atendimento, a prefeitura está pagando um hospital privado, para liberar 25 leitos no HMPGL e atender os casos mais graves. A prefeitura também deve contratar hospitais da região, pois a saúde do município não está suportando a demanda.
“Além da dengue, agora temos ainda o agravante da chikungunya. Estamos tendo o apoio da secretaria estadual para formar um grande grupo de trabalho e enfrentar os próximos meses, inclusive com a participação do exército. Os moradores precisam se conscientizar da gravidade da doença, que pode acontecer com qualquer pessoa da família. Estamos com uma demanda muito grande, mas é preciso que a população denuncie”.
Todas as secretarias e autarquias do município estão envolvidas nesse trabalho. Além das orientações para os moradores, haverá a retirada de resíduos, com apoio das equipes e maquinários das secretarias de Meio Ambiente e Obras. Os moradores também vão receber as raquetes elétricas, doadas pela comunidade chinesa, de Cidade do Leste, que serão usadas para complementar as ações de combate ao mosquito.
Foz do Iguaçu tem até o momento, 1.103 casos confirmados de dengue e 16.881 notificações desde o início do ano epidemiológico.