Foi confirmado hoje, pela Vigilância Epidemiológica de Foz do Iguaçu, o terceiro óbito por dengue no município, considerando o ano epidemiológico 2022/2023, após resultados de exames que foram encaminhados ao Lacen. Trata-se de uma mulher de 42 anos de idade que estava internada no Hospital Municipal Padre Germano Lauck devido ao quadro grave de dengue e, infelizmente, evoluiu para óbito no dia 19 de fevereiro deste ano.
O primeiro óbito ocorreu em setembro de 2022, porém é contabilizado para o ano epidemiológico atual das arboviroses. O ano epidemiológico se inicia na semana epidemiológica 31 e encerra na semana 30. O segundo óbito ocorreu em fevereiro de 2023.
De acordo com o boletim semanal, da Secretaria Estadual da Saúde, além de Foz do Iguaçu, outra morte por dengue foi registrada em Paranaguá, também de uma mulher de 42 anos.
Com relação a chikungunya, são cinco novos casos, sendo dois em Foz do Iguaçu e Medianeira e um no município de Cruzeiro do Oeste. O Paraná soma agora 43 confirmações: Curitiba (5), São José dos Pinhais (1), Pato Branco (3), Foz do Iguaçu (15), Matelândia (2), Medianeira (2), São Miguel do Iguaçu (4), Céu Azul (1), Cruzeiro do Oeste (1), Umuarama (1), Paranavaí (1), Santo Antônio do Caiuá (1), Ibiporã (1), Jacarezinho (1), Guaíra (1), Marechal Candido Rondon (1), Mercedes (1) e Mariluz (1). Não há casos de óbitos pela doença neste período epidemiológico.