Os furtos de fios de cobre estão dando dor de cabeça para moradores e causando prejuízos para empresas e orgãos públicos. Essa semana a Polícia Civil fez uma operação de combate a esse tipo de crime. Em entrevista ao Jornal da Cultura, o Delegado Rodrigo Colombelli, que coordenou as ações da polícia, disse que um dos objetivos era identificar quem são os receptadores dos materiais. É um problema nacional, que vai além da segurança. “Os furtos são praticados, na maioria dos casos, por usuários de drogas. Temos várias situações de prender a mesma pessoa, mais de 10 vezes”.
“Em um Ferro Velho irregular, onde uma mulher foi presa, além dos cabos, havia muita sujeira. Lá também é uma questão de saúde pública e danos ao meio ambiente. O local está se transformando num enorme lixão e precisa ser fechado. Quem adquire material ilícito também está cometendo crime e não pode ser chamado de empresário. Isso não é empreender”. Para ser liberada, a mulher terá de pagar uma fiança de R$ 10.000,00 mil.
O Diretor de Fiscalização, Nilton Zambotto, disse que a prefeitura já notificou a já autuou o responsável pelo imóvel várias vezes. “Já está no nosso cronograma e agora devemos tomar uma atitude mais drástica, que é interditar o local”.
O Delegado disse ainda, que é muito importante a participação dos moradores. Quem perceber qualquer situação irregular é só avisar a polícia. Para quem sofrer os prejuízos precisa registrar o Boletim de Ocorrência.