Guarda Municipal de Foz, acusado de participar dos atos de 8 de janeiro, é preso pela Polícia Federal

Preso hoje, em Foz do Iguaçu, o Guarda Municipal, Joelson Sebastião Freitas. Ele estava em Brasília, no dia 8 de janeiro e publicou vídeos, nas redes sociais, mostrando as manifestações na Praça dos Três Poderes. A prisão de Joelson faz parte da oitava fase da Operação Lesa Pátria, com o objetivo de identificar pessoas que participaram, financiaram, omitiram-se ou fomentaram os fatos ocorridos  em Brasília/DF, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos por indivíduos que promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos daquelas instituições.

Joelson foi preso em casa, na manhã de hoje. Desde as denúncias do envolvimento dele, nos atos do dia 8 de janeiro, está em andamento uma sindicância na Corregedoria da Secretaria Municipal de Segurança.

Foram cumpridos  46 mandados de busca e apreensão e 32 mandados de prisão preventiva nos estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, Rio Grande do Sul, São Paulo e no Distrito Federal.

Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

 

Sair da versão mobile