O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) iniciou a aplicação do inseticida Cielo com pulverizadores costais em residências dos bairros Morumbi e Portal da Foz – locais que apresentaram alto índice de infestação da dengue. A previsão é que mais de três mil imóveis sejam visitados pelas equipes.
Leandro Melo, encarregado da equipe que está nas ruas, pede que a população permita a entrada dos agentes do CCZ para que o trabalho seja ainda mais efetivo. A execução do serviço está prevista para, aproximadamente, 150 quarteirões dos bairros.
De acordo com supervisora técnica do CCZ, Renata Defante Lopes, a aplicação do inseticida com pulverizadores costais é uma ação preconizada pelo Plano Nacional de Combate à Dengue, que é complementar as que já iniciativas que já vinham sendo realizadas pelo CCZ, como a eliminação de criadouros. Os moradores também precisam manter os trabalhos periódicos de limpeza para auxiliar no serviço realizado pela Prefeitura. No último sábado (11), a mesma região recebeu uma mobilização de limpeza que recolheu mais de 150 toneladas de resíduos.
Ontem o prefeito Chico Brasileiro decretou situação de emergência no município. Além das ações de combate ao mosquito, também está prevista a aplicação de multa para quem não cuidar da limpeza dos quintais e terrenos.