A Operação realizada pela Capitania Fluvial do Rio Paraná e a Delegacia Fluvial de Guaíra, começou no dia 15 de dezembro do ano passado. Nesses três meses de trabalho foram intensificadas as Inspeções Navais, na
área de Jurisdição, que compreende um total de 310 municípios, com destaque para os rios Paraná
e Iguaçu, que fazem fronteira com Paraguai e Argentina, e o Lago de Itaipu, onde é grande o número de embarcações de esporte e recreio. 161 militares e 31 embarcações e viaturas foram
empregadas diretamente na operação. Foram realizadas 3.317 abordagens, com 220 notificações emitidas e 14 embarcações apreendidas por irregularidades.
Neste período militares da Marinha do Brasil também acompanharam eventos náuticos, comuns na época de férias, e durante feriados prolongados, como o Carnaval. Durante as ações, além de fiscalizar o estado das embarcações e a documentação exigida, as equipes também orientaram condutores e passageiros sobre a segurança da navegação e a obrigatoriedade do uso de colete salva-vidas, cuidados com a poluição e as rampas de acesso ou a bordo de lanchas.
Apesar do encerramento da Operação Verão, a Marinha do Brasil segue realizando regularmente inspeções
navais ao longo do ano. Quem testemunhar alguma irregularidade, mesmo que não tenha embarcação, pode entrar em contato pelo 185 e falar com o serviço de Busca e Salvamento da Marinha (SALVAMAR), que tem a missão de prestar auxílio à vida humana em perigo no mar, nos portos e nas vias navegáveis interiores.