O Instituto de Trânsito de Foz do Iguaçu, Foztrans, deve fazer nos próximos dias alguns testes com o objetivo de melhorar a circulação de motos na cidade. O projeto prevê a pintura de faixas – os chamados bolsões de espera nos semáforos, deixando as motos bem na frente, evitando que fiquem no meio dos carros.
De acordo com o Diretor de Trânsito, Robson Lima, apesar de bem recente, já foram feitos testes em várias cidades, no Brasil todo, para analisar a viabilidade desses bolsões. Em 2021, foi efetivamente institucionalizado e o manual de sinalização, no Código de Trânsito, prevê essa forma de identificar esses bolsões, mas não foi prevista uma infração de trânsito para quem desrespeitar.
“Diante das manifestações e das cobranças de muitos moradores, porque não adotamos essa sinalização, vamos fazer um teste na Avenida JK, marcando alguns cruzamentos e analisar. Se os condutores respeitarem essa área podemos ampliar a sinalização, caso contrário teremos de esperar a regulamentação, que deve sair em breve.
Não faz sentido fazer uma sinalização que não funciona”.