Representantes da Câmara de Comércio e Serviços de Cidade do Leste, município, polícia e membros de associações da sociedade civil, se reuniram, na quinta-feira (9), para levar segurança aos turistas que visitam o comércio paraguaio.
O prefeito Miguel Prieto, informou que foi iniciado um processo de compras de câmeras de alta resolução e com inteligência artificial para monitorar o centro de Cidade do Leste.
O sistema de segurança contará ainda, com um drone com capacidade de detectar pessoas com antecedentes criminais. As informações serão enviadas a polícia. O investimento previsto é de cerca de 1.500 milhões de guaranis (R$ 1.2 milhões).
Prieto também se propôs a realizar operações para desarticular grupos criminosos que atuam contra turistas na fronteira.
A preocupação acontece após sucessivos casos registrados em Cidade do Leste, de falsos guias de turistas que levam turistas brasileiros até lojas de fachada, onde são extorquidos mediante agressão. Os casos foram denunciados na Polícia Turística que funciona na aduana paraguaia da Ponte da Amizade.