Banco de Olhos de Cascavel completa 17 anos

A missão é ampliar a conscientização da população para aumentar o número de doações de córneas.

A criação do Banco de Olhos de Cascavel foi audaciosa. A decisão nasceu com o propósito de diminuir o tempo de espera na fila de transplante. A fundação aconteceu em 2006 e, naquela época, os pacientes de Cascavel e região chegavam a esperar até três anos por uma córnea.

No início, os desafios eram grandes, mas aos poucos foram superados com a combinação de persistência e excelência dos serviços prestados. Hoje, o Banco de Olhos de Cascavel é considerado referência no país, com estrutura moderna, laboratório específico, tecnologia no desempenho dos procedimentos de coleta, preparação e avaliação das córneas. Outro grande destaque é a sensibilidade no momento da abordagem dos familiares em busca da doação. A equipe é altamente capacitada e atua com respeito e ética no desempenho dos trabalhos.

AVANÇOS – A conscientização sobre a importância da doação de córnea é papel assumido com afinco pelo Banco de Olhos. “Ao longo desse tempo, percebemos que precisamos criar a cultura da doação e assim diminuir o índice de recusa, que ainda é relativamente grande, visto o potencial de doadores”, observa a diretora técnica do Hospital de Olhos de Cascavel, Dra. Selma Miyazaki. Em cerca de 40% das abordagens, a doação é rejeitada pelas famílias.

A médica enfatiza que é preciso lutar continuamente contra o desconhecimento. “Só vamos reverter isso com muita orientação e explicação sobre o processo da doação de córnea. É algo rápido, leva em torno de trinta minutos, não muda a aparência e um doador pode ajudar até duas pessoas”, explica a Dra. Selma.

Em vida, a decisão sobre a doação de órgãos cabe à pessoa potencial doadora. “Se esta decisão já existe, é importante informar familiares e amigos sobre esse desejo. Desta forma, em caso de óbito, a autorização fica mais fácil, embora o momento seja difícil. Precisamos ver a doação de córnea como algo natural e quanto mais se fala, menos traumático fica”.

A captação de córneas é realizada pelo Banco de Olhos não só em Cascavel, mas também em vários municípios da região. A estrutura conta com telefone de plantão, por onde dúvidas também podem ser esclarecidas:  (45) 99973-4010.

Sair da versão mobile