Alunos e pacientes que precisam dos serviços da APAE, em Foz do Iguaçu, ganharam hoje uma sede totalmente reformada, no Jardim Itamaraty. É a Unidade 2 da escola, onde funcionam o Ensino para Jovens e Adultos (EJA), a partir de 14 anos e o setor de saúde em três turnos. Com recursos da Itaipu Binacional, foi possível trocar a parte hidráulica, rede de esgoto, parte interna, instalação de câmeras de monitoramento e uma pequena geradora de energia elétrica.
Com as melhorias na parte física da unidade, novos serviços estão sendo oferecidos, como os atendimentos de telessaúde, remotamente. Depois de uma pesquisa de mercado uma empresa de São Paulo, com médicos especializados nessa área, está fazendo as consultas. “De qualquer lugar do país o médico pode ver as crianças e conversar com os pais. Nesse momento começamos o projeto com a neuropediatria, devido à escassez de profissionais nessa especialidade. É um pioneirismo e uma forma de democratizar a saúde, nessa área que é tão difícil”, disse o presidente da APAE, Leonardo Corrêa Lugon.
Hoje quase 500 alunos frequentam a APAE e mais de 250 são pacientes que têm acesso aos serviços de saúde. Além da Unidade 2, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais tem ainda a sede na Avenida Paraná, ao lado do Detran.