A forte chuva do fim de semana causou muitos transtornos para alguns moradores da Rua Maria Antônia, no Bairro Dom Giovani, em Foz do Iguaçu. Pelo menos 4 casas foram invadidas pela lama. A produção da Rádio Cultura conversou com uma moradora. Ela disse que está abalada com tudo que aconteceu e agora é cuidar da limpeza e contar os prejuízos.
Em entrevista para o Jornal da Cultura, o Secretário de Obras, Cezar Furlan, disse que a chuva forte e a movimentação da terra, por causa da obras da Perimetral Leste, podem ter contribuído para os alagamentos. “Ali nós não tínhamos o registro de ocorrências desse tipo nas casas. A Defesa Civil acompanhou os locais e essa semana deve concluir o relatório e nós vamos, com certeza, notificar a empresa que está executando essa obra, para que tome as devidas providências. Para toda intervenção que é feita no município, prevendo a movimentação de terra, existe antes um trabalho de aprovação junto ao IAT, e aos orgãos competentes. São critérios que devem ser observados. É isso que vamos confirmar e tratar com a empresa, pois não é uma obra do município”.
Sobre o pedido de providências, por parte dos moradores, nós entramos em contato com a empresa responsável pela construção da perimetral e com a assessoria do DER, que fiscaliza os trabalhos.
O DER encaminhou a seguinte nota: “Informamos que, devido às fortes chuvas na madrugada do dia 04 de março, bem como problemas na drenagem existente, foi notificada a evasão de águas pluviais em residências às margens da obra da Perimetral Leste de Foz do Iguaçu.
A construtora responsável pela execução da obra disponibilizou maquinário e equipamento para limpeza das casas, e também colocou abrigos à disposição dos moradores, bem como apoio de segurança com vigias, caso preferissem permanecer em suas residências mesmo com a queda de muros. Também foi acionada a seguradora responsável para avaliação de danos nos locais.
Foram realizadas valas de contenção destinadas à drenagem na região, para que esta situação atípica não ocorra novamente”.