Depois de prorrogar o prazo para as pesquisas do censo 2022, mais de uma vez, agora o trabalho de campo foi concluído em Foz do Iguaçu. Na cidade, segundo o Coordenador do IBGE, Alex Castagnaro, faltavam apenas alguns domicílios e ajustes de dados, quando foram disponibilizadas novas ferramentas para os moradores.
Além do número 137, onde as pessoas poderiam tirar dúvidas e responder a pesquisa, o e-ticket, por meio da internet, os recenseadores também deixaram recados nas caixas dos correios.
Em Foz do Iguaçu, o índice de participação foi de 98%. “Se levarmos em consideração os problemas no início do censo, a falta de pessoal, questões climáticas e as recusas, esse número é positivo”, disse Alex, durante entrevista para o Jornal da Cultura.
Com base na informações, oficialmente contadas em Foz, a cidade conta com quase 270 mil habitantes. Desse total 51,5% são mulheres e 48,5 % são homens. Pelas projeções do instituto, em torno de 5% dos domicílios os moradores não responderam, por isso o número de habitantes poderá chegar a 280 mil.
Durante o mês de março o trabalho do IBGE será repassar os dados para os municípios e, a partir de maio, deveremos ter os dados nacionais do censo 2022.