Campanha da Fraternidade chama atenção para o combate à fome no país

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), lançou oficialmente hoje a Campanha da Fraternidade que esse ano tem como tema: “Fraternidade e fome” – e o lema: “Dai-lhes vós mesmos de comer”. O Bispo Diocesano de Foz do Iguaçu, Dom Sergio de Deus Borges, participou do bate-papo, no Programa Contraponto, na Rádio Cultura e destacou o papel da igreja nessa campanha, por meio das celebrações religiosas, das pastorais, movimentos e serviços e dos canais de comunicação.

De acordo com Dom Sergio, todos esses movimentos fazem a diferença nas ações da igreja em toda a região. “Além da conscientização sobre o problema, a igreja trabalha nas campanhas para a arrecadação e distribuição de alimentos e esse trabalho vai além, ou seja, é preciso ajudar as famílias a gerar renda”, disse o Bispo. Um exemplo citado pelo Bispo está no Porto Meira. Segundo ele, a igreja conseguiu recursos e lá está sendo concluído um centro na paróquia do bairro, para a preparação profissional de jovens. “Junto com a Secretaria de Assistência Social nós queremos fazer uma reunião sobre a questão da Fraternidade e a Fome e levantar onde estão os maiores problemas aqui na cidade”.

Dados nacionais apontam que mais de 33 milhões de pessoas se encontram em algum nível de insegurança alimentar. A Campanha da Fraternidade surgiu em 1964 como uma proposta da CNBB para celebrar a Quaresma que, para muitos católicos, vai além das orações e do jejum. É um período de praticar a caridade e de reflexões sobre um tema específico.

 

 

 

 

 

 

Sair da versão mobile