O 29º Rally Transparaná, que terá largada nesta segunda-feira (20) em Foz do Iguaçu, vai movimentar a economia e o turismo de Oeste a Leste do Paraná.
O Transparaná passará por mais de 170 municípios, mostrando as belezas naturais do Estado e fomentando o esporte de aventura por meio do turismo. É o maior rally de regularidades das Américas, uma realização do Jeep Clube de Curitiba, em parceria com o Governo do Estado – o evento integra a programação dos Jogos de Aventura e Natureza (JAN).
São seis dias de aventura, com início na segunda-feira (20), no complexo Movie Carsem, em Foz do Iguaçu, com a largada promocional de todas as categorias, e chegada em Curitiba, no Palácio Iguaçu, no sábado (25).
Abertura
Data: segunda-feira (20)
Horário: 18h30
Local: Foz do Iguaçu Movie Cars – Parque Nacional do Iguaçu – Rodovia das Cataratas – BR 469, km 20 nº 11.547
Largada
Data: terça-feira (21)
Horário: 7h
Local: Foz do Iguaçu – Movie Cars – Parque Nacional do Iguaçu – Rodovia das Cataratas – BR 469, km 20 nº 11.547
Chegada
Data: sábado (25)
Horário: ao longo de todo o dia
Local: Palácio Iguaçu – Praça Nossa Senhora de Salette s/n – Centro Cívico
e também terá um componente social e de solidariedade. Nesta edição, os competidores levarão na bagagem absorventes e produtos de higiene íntima feminina para serem doados em diversas cidades ao longo do trajeto para adolescentes e adultas em situação de vulnerabilidade.
Os kits com os absorventes e outros produtos de higiene serão entregues a representantes de instituições de caridade e escolas em 11 dos municípios visitados pelo Rally. Haverá ainda kits menores que serão doados em mãos a mulheres durante o percurso.
Ação Solidária
Nesta edição, os competidores levarão na bagagem absorventes e produtos de higiene íntima feminina para serem doados em diversas cidades ao longo do trajeto para adolescentes e adultas em situação de vulnerabilidade.
Os kits com os absorventes e outros produtos de higiene serão entregues a representantes de instituições de caridade e escolas em 11 dos municípios visitados pelo Rally. Haverá ainda kits menores que serão doados em mãos a mulheres durante o percurso.
Esse tipo de ação solidária acontece pela primeira vez no tradicional rally e integra o projeto TPM – Transparaná para Mulheres –, que busca incentivar a participação feminina na prova, uma iniciativa da confraria Filhas do Vento e da Liberdade, grupo de mulheres motociclistas.
A idealizadora do TPM, Telma Crummenauer, explica que o Rally Transparaná sempre proporcionou e incentivou a participação feminina na prova e o projeto irá abrilhantar ainda mais as causas voltadas às mulheres. A arrecadação de produtos recebeu o apoio da Mili, maior fabricante 100% brasileira do setor, com a doação de 4.224 unidades.
“Com a colaboração da Mili, conseguimos bem mais do que imaginávamos. Se antes iríamos ajudar algumas mulheres, agora vamos alcançar um número muito maior”, diz Telma. Na visão dela, a parceria contribui para a diminuição da pobreza menstrual, que é a falta de acesso por mães e jovens carentes a produtos de higiene íntima.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, esse é um problema que atinge 10% das meninas no planeta e no Brasil estima-se algo em torno de 25% de jovens que perdem mais de 30 dias de aulas no ano por não ter como cuidar da higiene durante a menstruação no ambiente escolar.
A prova também irá promover ações ambientais, como o plantio de árvores e destinação correto dos lixos gerados pelo evento.