A licitação abriu às 9hs e algumas propostas já estavam no sistema. Três empresas participaram do processo, um consórcio de Campo Largo, a Pioneira, de Cascavel e a Viação Santa Clara, que opera o transporte coletivo desde março do ano passado e agora deve continuar no sistema, com base na proposta apresentada hoje.
Segundo o Secretário Extraordinário, Fernando Maraninchi, a Viação Santa Clara apresentou o menor valor do contrato. “Além de baixar o valor, ter a mesma empresa operando o transporte também representa segurança para os trabalhadores. A Santa Clara começou com 66 ônibus, hoje são 84 ônibus para atender 40/45 mil usuários. Na medida que a demanda for aumentando, acredito que podemos chegar a 120 ônibus. Estamos no momento da apresentação de recurso e, em seguida, vem a a análise documental. Como a empresa já está prestando serviço, acredito que será fácil comprovar toda documentação que a licitação exige. O contrato terá duração de 2 anos”.
Amanhã tem mais um passo dentro desse processo do transporte que é a licitação para a bilhetagem eletrônica, o controle financeiro. “Às 8h30,, nesta quarta-feira, deverá ser conhecida a empresa que vai locar o sistema para o município. Tem algumas empresas grandes no mercado que já podem fazer as propostas no sistema eletrônico e amanhã devemos saber quem cuidar da bilhetagem. Tudo estará na mão da prefeitura, que vai gerenciar a parte financeira”, disse o Secretário.
Em nota, a Viação Santa Clara, se manifestou sobre todo processo do transporte.
“Desde que venceu a licitação em 2022, a Viação Santa Clara (VISAC) vem trabalhando com muita responsabilidade e investindo para oferecer cada vez mais conforto, segurança e tecnologia aos iguaçuenses e turistas que utilizam o transporte público em Foz do Iguaçu.
É com esse mesmo espírito que cumpriremos o novo contrato. Continuaremos em busca da excelência nos serviços, modernidade, tecnologia e qualidade para o transporte público de Foz do Iguaçu.
Nos últimos dois meses a VISAC colocou à disposição dos passageiros 13 ônibus 0 (zero) km. Esse mês, mais três novos ônibus começaram a rodar, parte de um novo lote de investimentos no sistema para 2023.
Também disponibilizou aos iguaçuenses o aplicativo CLIVEBUS que contém informações de todo o serviço em tempo real e mais de 20 pontos de recarga do Cartão Cidadão, inclusive, via Whatsapp”.