Depois de uma pausa de dois anos, a campanha “Arrecadou,Ganhou!”, volta a premiar hotéis com destaque no desempenho de arrecadação da taxa de turismo. Na nova fase, o hotel Vivaz Cataratas Hotel Resort foi o ganhador na categoria de hotel que obteve maior arrecadação proporcional no ano de 2022, e o Rafain Palace Hotel e Convention foi o sorteado na categoria de hotéis que obtiveram arrecadação equivalente ou superior a 50% de sua ocupação em 2022.
Os empreendimentos foram premiados levando em conta o desempenho durante o ano passado. A Campanha tem como objetivo valorizar o trabalho dos colaboradores dos hotéis associados ao Visit Iguassu que participam da arrecadação da Contribuição Facultativa para o Turismo (Taxa de Turismo). Suspensa por conta da pandemia, retornou no final do ano de 2022, lançando uma premiação anual de 2 vales de R$1.000 (mil reais) para os colaboradores, mais duas diárias com dois dias de estada em resorts associados ao Visit Iguassu.
A partir de agora, durante todo ano de 2023, a premiação será mensal e anunciada sempre até o final do mês subsequente à arrecadação.
Os premiados do ano 2022
O Vivaz Cataratas Hotel Resort apresentou a maior arrecadação durante o ano passado. A Diretora Geral, Luiza Porto Andrade, acredita que o prêmio reflete o compromisso do empreendimento com a instituição. Desde de sua filiação ao Visit Iguassu a empresa busca se posicionar como um arrecadador de excelência por entender o papel da contribuição para a promoção do turismo do Destino Iguaçu.
Com o retorno da campanha em uma nova fase do turismo da cidade, a Visit Iguassu incluiu uma categoria para premiar os hotéis que alcançam ou ultrapassam a arrecadação de 50% sobre sua ocupação. Nessa categoria, o processo é feito através de sorteio, entre os empreendimentos que alcançam o índice. O Rafain Palace Hotel e Convention foi o sorteado.
Para o CEO do Rafain Palace Hotel, Giovani Rafagnin, “é importante que todos os hotéis, conveniados ou não, entendam da importância da taxa de turismo para o destino e para o seu próprio negócio, pois é através dela que o Visit Iguassu custeia as ações promocionais para fomentar o destino e trazer mais turistas, eventos e negócios à nossa cidade. Mesmo que de pagamento opcional, mantemos nossos colaboradores instruídos para argumentar da importância da taxa aos visitantes que se opõem ao não pagamento e esse prêmio vem para confirmar o excelente trabalho que está sendo realizado em nosso estabelecimento”.
A contribuição
A Taxa de Turismo é uma prática aplicada no mundo todo, em todos os destinos que possuem um escritório de promoção e marketing, nos moldes de um Convention Bureau, como é o caso do Visit Iguassu. Trata-se da principal fonte de receita da instituição.
É através dela que a instituição desenvolve ações como a captação e apoio a eventos geradores de fluxo turístico, capacitação de agentes de viagens, recepção de jornalistas, produções televisivas e outras formas de mídia, denominadas press trips, atração de influenciadores para a cidade, campanhas de marketing, entre outras ações que são realizadas para promover o destino e assim, ampliar o fluxo de visitantes. Ações que, consequentemente, geram emprego e distribuem renda para Foz do Iguaçu e região, lembrando que o turismo é a principal economia da cidade de Foz do Iguaçu e a iniciativa privada do turismo é quem entrega produtos e serviços aos turistas. Vale ressaltar que apenas os hotéis associados ao Visit Iguassu estão autorizados a realizar a cobrança e arrecadação da Taxa de Turismo.
A Campanha
Pensando em melhorar a percepção das equipes de front dos hotéis associados ao Visit Iguassu com relação a taxa de turismo, em 2016 foi criada a campanha ARRECADOU, GANHOU! A ideia é demonstrar aos recepcionistas dos hotéis associados que o seu papel é de suma importância na arrecadação e pode influenciar na movimentação turística da cidade e na melhoria contínua dos serviços prestados aos turistas.
“Junto com os nossos associados sempre buscamos demonstrar aos profissionais diretamente envolvidos com o turismo a importância da contribuição para a criação e manutenção do emprego e a distribuição de renda na cidade. Diretamente com a hotelaria associada, existe um procedimento operacional padrão onde cada hotel é responsável contratualmente com a arrecadação e repasse do valor arrecadado e existe um incentivo constantemente da equipe da Visit Iguassu que é dado através de treinamentos regulares às equipes de operação, recepção e de vendas dos hotéis associados para que essas pessoas também se sintam parte integrante e importante das ações que são realizadas com esse recurso, mas a ideia de uma premiação valoriza esse processo que é realizado em conjunto. Durante a campanha, percebemos uma expectativa todos os meses de quem serão os ganhadores e, obviamente, isso se reflete na forma como eles abordam o visitante no momento da contribuição”, explica Elaine Tenerello, Diretora Executiva do Visit Iguassu.
Você sabe o que é a Tourism tax?
Praticada no mundo todo, a tourism tax ou taxa de turismo é um valor simbólico de contribuição dos hóspedes que se hospedam em hotéis associados aos conventions bureaux, no caso de Foz do Iguaçu a Visit Iguassu. Por aqui, a contribuição espontânea e facultativa, é repassada a entidade que investe regularmente na captação de eventos e na divulgação e promoção do Destino Iguaçu a nível mundial. O trabalho desenvolvido pela entidade segue um planejamento anual construído em conjunto com as 120 empresas associadas e visa a prospecção de mais turistas a médio e longo prazos, o que reverte em benefícios para a cidade, fomentando o desenvolvimento econômico e social na região trinacional.
A campanha
Para mobilizar ainda mais os profissionais, o Visit Iguassu mantém a campanha Arrecadou, Ganhou!. A ação que volta a premiar os colaboradores de hotéis associados que se destacam na arrecadação da tourism tax. Desde abril de 2016, quando a campanha iniciou, mais de 100 profissionais da hotelaria já foram presenteados, com prêmios que vão desde eletrônicos como smartphones e notebooks, até viagens para destinos parceiros como Florianópolis e Maceió.
“A ideia não é uma ação para distribuir prêmios, ela acontece para valorizar as equipes dos hotéis, para enaltecer o papel da hotelaria local associada nas ações desenvolvidas pela Visit Iguassu e para conscientizar a população sobre o papel do turismo na região. Todo o valor arrecadado retorna em ações para a captação de mais visitantes, o que se reflete em melhorias nas estruturas turísticas, novos empreendimentos, na manutenção e na criação de novos empregos. A contribuição por parte do hóspede pode ser mínima, mas ela é parte fundamental nesse processo de um turismo forte para Foz do Iguaçu e região”, avalia Elaine Tenerello.
Saiba mais
O Visit Iguassu criou uma página na web específica para a Campanha Arrecadou Ganhou. Acesse: https://lp.iguassu.com.br/arrecadou-ganhou/
Visit Iguassu