O Totem está em operação desde o começo do ano e, segundo o Inspetor Marcos Pierre, há alguns anos a PRF vem desenvolvendo a utilização de novas tecnologias para auxiliar no trabalho dos policiais.
“Esse totem permite a identificação facial, leitura da placa do veículo e até mesmo a autofiscalização. É o único no país, com essas características, e é apenas uma das tecnologias testadas pela PRF. Aquilo que serve aqui na região de Foz, pela complexidade da fronteira, será útil em qualquer lugar”, disse Pierre, em entrevista para o Jornal da Cultura.
A previsão é que, a partir de abril desse ano, caminhões vazios poderão cruzar para o Paraguai, passando pela Ponte da Integração. “A PRF já planejou a instalação do equipamento para auxiliar na fiscalização. Estatísticas da Polícia Rodoviária Federal mostram que, de cada 100 veículos fiscalizados, um condutor ou condutor e ocupante são multados. Além de otimizar o trabalho dos policiais, o objetivo é aumentar esses números”, destacou o Inspetor.